Área de armazenameno de grãos da Minas Port no Porto de Açu (RJ)
Depois de inaugurar uma nova área voltada para grãos com capacidade de estocar até 70 mil toneladas, empresa antecipa ao AgFeed investimento de R$ 200 milhões para construir unidade voltada ao armazenamento de adubos
Um dos grandes desafios para toda a cadeia do agronegócio brasileiro é lidar com os custos logísticos. Estudos feitos pela Fundação Dom Cabral, por exemplo, dizem que a logística consome 20% das receitas apuradas pelo agro no país.
A Minas Port, que foi originada de uma empresa de intermediação de combustíveis, aposta na eficiência de suas operações exatamente para diminuir esses custos e ganhar mercado especialmente no agronegócio.
A empresa anunciou, no início do mês de julho, o início das operações de uma área de armazenamento no Porto de Açu, no Rio de Janeiro, voltada para grãos, especialmente soja e milho.
Foram R$ 100 milhões investidos na construção de dois galpões com capacidade total para 70 mil toneladas.
“Esse galpão já está em operação, estamos atendendo uma trading com o primeiro navio saindo hoje (sexta-feira, 12 de julho), e já estamos com nossa capacidade total vendida até fevereiro. Já temos demanda para fechar contratos de 10 e de até 15 anos, mas não vamos ocupar toda a área. Queremos reservar espaço para novos clientes”, conta Marcelo Marra, CEO da Minas Port.
Enquanto já colhe os frutos desse grande investimento voltado para o agronegócio, a Minas Port já está com o projeto de uma nova área de armazenagem ainda maior, voltada para fertilizantes.
Neste novo armazém, o investimento previsto é de R$ 200 milhões, e a expectativa é de que seja inaugurado em 2025, segundo Marra. “Essa área terá capacidade para 850 mil toneladas de fertilizantes e nós teremos um misturador para os ingredientes ativos. Isso vai resultar em uma economia de milhões para os produtores e para as revendas”, antecipa o CEO da Minas Port ao AgFeed.
Outro aporte que já está em andamento pela Minas Port envolve o aumento de capacidade diária de carregamento dos navios, pelo equipamento conhecido como shiploader.
“Hoje, o nosso shiploader tem uma capacidade de carregar até 12 mil toneladas por dia. Estamos investindo em um novo equipamento, que vai começar a operar entre o final de 2026 e o começo de 2027, que pode carregar entre 35 mil e 40 mil toneladas diárias”, afirma Marra.
Com todo este movimento, o CEO projeta que o agronegócio dobre sua participação no faturamento da Minas Port em 2024, saindo dos 10% do ano passado para 20%. “A tendência é que essa fatia aumente bastante nos próximos anos”, afirma. Hoje, 80% das receitas da empresa vêm da operação com combustíveis.
O executivo afirma que os investimentos vão potencializar os outros diferenciais que a Minas Port oferece em relação a outras operadoras logísticas e outros terminais portuários.
“Nós cuidamos de todas as pontas do transporte, da fazenda até o porto. Na fazenda, o agendamento da retirada dos grãos é feito por aplicativo, evitando problemas para o produtor e para o motorista”.
No porto, Marra conta que os caminhões chegam já com uma carga designada para a volta. “Todo o processo, entre descarregar e carregar os produtos da volta, é de uma hora e meia. Para se ter uma ideia, esse processo, no Porto de Santos, pode levar até 24 horas, e geralmente o motorista precisa buscar alguma carga para a volta”.
Com essa maior agilidade, o executivo afirma que a economia de toda a cadeia agrícola atendida pela Minas Port com logística chega a 20%. “É um fator pouco discutido no setor, e que demanda muito dinheiro, elevando até a inflação”, afirma.
Antes mesmo desse maior foco no agro, a Minas Port já vinha experimentando um crescimento médio anual de 40% em seu faturamento desde 2020, segundo Marra.
No ano passado, a companhia registrou receitas de R$ 1,3 bilhão, e para este ano, a expectativa é chegar a R$ 1,7 bilhão, o que representaria um avanço de 30% nas receitas.
Por: Renato Carvalho
Fonte: AGFeed
Link da Notícia: https://agfeed.com.br/negocios/minas-port-duplica-aposta-no-agro-e-tera-armazens-para-fertilizantes-no-porto-de-acu/#