O grupo Minas Port inaugurou nesta quinta-feira (4), no Porto do Açu, em São João da Barra, uma nova área de armazenagem, com investimento de R$ 100 milhões. Os dois novos galpões têm 6,4 mil m² cada, com capacidade de estocagem de 70 mil toneladas, sendo 35 mil em cada um deles, com foco no armazenamento de soja e milho. Uma outra área, de 11 mil m², também estará pronta para armazenar diversos produtos, como combustíveis sólidos.
Instalado no porto-indústria sanjoanense, o Minas Port será responsável pela movimentação de suas cargas de combustível sólido e também prestará serviços de armazenagem e transporte para clientes do setor agrícola. O embarque das cargas exportadas acontecerá pelo Terminal Multicargas (T-Mult) do Açu.
Além da inauguração dos armazéns, o Grupo Minas Port está implementando um novo conceito logístico, que visa aumentar a produtividade via transporte rodoviário. A frota de caminhões da empresa entrará no Açu levando soja para estocagem nos galpões e fará a logística reversa, levando combustível sólido e fertilizantes para distribuição principalmente em Minas Gerais e Goiás.
A nova estrutura de armazenagem visa ampliar ainda mais a competitividade para a movimentação dessas cargas.
De acordo com o Porto do Açu, os dois novos galpões do Minas Port complementam a estrutura de atendimento para a oferta de mais serviços no T-Mult, que já conta com três armazéns cobertos, em operação desde 2023.
Crescimento do T-Mult
Em 2023, o T-Mult movimentou 2,1 milhões de toneladas, o que representou incremento de 33% em relação ao mesmo período em 2022. No último ano, foram adicionadas novas cargas ao portfólio, incluindo briquetes de minério de ferro, soja, milho para exportação, além de sal recebido por cabotagem. O T-Mult conquistou, ainda, sete novos clientes, totalizando 55 no portfólio. O terminal opera há oito anos, movimentando granéis sólidos e carga de projeto e teve uma alavancagem (ramp-up) de 43% ao ano (conforme CAGR – taxa composta de crescimento anual). O terminal obteve crescimento de operações de exportação, importação e cabotagem, dobrando suas operações em apenas dois anos.
A previsão é de que, até o fim de 2024, a área de cais operacional do T-Mult contará com 500 metros, com calado de até 13,1 metros, e um segundo berço para operar dois navios simultaneamente. Com isso, a capacidade de movimentação do terminal, já num primeiro momento, aumentará para 2,7 milhões de toneladas ao ano.
Considerando também a expansão da área de armazenagem, será possível duplicar essa capacidade de movimentação ao longo dos próximos anos, chegando até 5 milhões de toneladas, que é o que uma operação simultânea de dois navios possibilita.
O empreendimento
A três meses de completar 10 anos de operação, o Porto do Açu já conta com 22 empresas instaladas e 7 mil colaboradores diretos, dos quais 70% são de Campos e SJB.
O Porto do Açu alcançou em 2023 o topo do ranking de portos organizados no Brasil em número de embarcações (6.377), superando o Porto de Santos (5.452), e o segundo lugar em movimentação de cargas. O empreendimento cresceu, em média, cerca de 32% ao ano, entre 2015 e 2023, enquanto os outros quatro maiores portos cresceram, em média, 3% ao ano.
Uma alternativa eficiente para importações e exportações, o Porto do Açu hoje já é responsável por 6% de toda exportação no Brasil.
Por: Joseli Matias 04/07/2024 15:28 – Atualizado em 05/07/2024 18:03
Fonte: folha1
Link da Notícia: https://www.folha1.com.br/blogs/blogdajo/2024/07/1300146-dois-novos-armazens-sao-inaugurados-pela-minas-port-no-porto-do-acu.html